AGT certifica Solução de Facturação DBS Invoice em estrita colaboração com a PwC Angola

O modelo de Facturação desenhado pela PwC Angola e implementado pela DBS – Digital Banking Solutions, através da solução DBS invoice for banking, foi certificada no passado mês de Julho pela AGT – Autoridade Geral Tributária em Angola. Com esta certificação, o projeto implementado pela PwC Angola/DBS em um dos seus clientes do Sector Bancário é assim uma das primeiras soluções do género a conseguir o “selo de aprovação” da AGT, garantindo que o nosso cliente se encontra compliant com os normativos fiscais e tributários em vigor. 

A Solução de Facturação DBS Invoice for Banking, responde aos requisitos do Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes, publicado pelo Decreto Presidencial no 291/18 de 3 de Dezembro. No seguimento do mesmo os principais contribuintes – em breve, todos os contribuintes – estão obrigados à emissão de factura pelos serviços prestados, com a devida indicação do montante de imposto a liquidar, e a submissão mensal do ficheiro de dados SAF-T. 

Uma das principais vantagens da Solução implementada passa pela extracção dos dados transacionais dos sistemas Core Bancário, a sua respectiva transformação através de processos de ETL (“extract transform and load”), e por fim a geração automática de uma factura mensal a cada cliente do Banco com todos os eventos facturáveis e respectivo imposto incidente. 
Entre as principais características da solução destacam-se:
i) a emissão de facturas certificadas (automáticas ou manuais)
ii) a geração e correcta comunicação de dados do SAF-T à Autoridade Geral Tributária
iii) a integração com Core Bancário para leitura das bases de dados de onde provém a informação necessária para a elaboração da facturação mensal de clientes